Pesquisar este blog

Postagens populares

quarta-feira, 13 de maio de 2009

São Longuinho


HISTÓRICO
São Longuinho ou Longuinus viveu no primeiro século.De acordo com raríssimos relatos sobre a vida deste santo, ele seria o centurião que acompanhou a crucificação de Jesus e o reconheceu como sendo o "Filho de Deus". (Este fato encontra-se narrado nos Evangelhos: Mateus 27,54; Marcos 15,39; Lucas 23,47;)
Ele também é identificado como o soldado que feriu o lado de Jesus com a lança para que todos tivessem a certeza da morte de Jesus no ato da crucificação (João 19,34), provavelmente pelo fato de seu nome em grego significar "uma lança".
Diz a tradição que a água e o sangue que saiu do lado aberto de Jesus respingou sobre seus olhos, curando-o de uma grave doença nas vistas. Assim imediatamente o soldado converteu-se, abandonou o exército romano e tornou-se um monge, percorrendo a Cesaréia e a Capadócia, atual Turquia.
Conta-se que São Longuinho destruiu algumas imagens idolatradas na época com um machado na presença de um homem que o perseguia, e que das imagens quebradas saíram muitos espíritos malignos que possuíram e cegaram tal homem.
São Longuinho disse ao homem que somente seria curado e liberto após se a sua conversão acontecesse de alma e coração. Após fazer uma prece, o homem ficou curado da cegueira e converteu-se ao cristianismo.
Mais tarde, São Longuinho foi preso e torturado por causa da sua fé em Jesus, tendo seus dentes arrancados e sua língua cortada. Não renunciando a sua fé, foi por fim decapitado, morrendo como mártir.
Na arte litúrgica, São Longuinho é representado como um soldado com uma lança apontada para os seus olhos ou então com os braços abertos, segurando uma lança. A lança de São Longuinho encontra-se hoje em Viena, na Áustria, e é muito reverenciada como relíquia religiosa.
Pela Igreja Católica esta seria a imagem oficial . É uma obra de Bernini, grande artista sacro, ela se encontra na Basílica de São Pedro, em Roma. Hoje ele é comumente representado como um eremita que segura uma lanterna em uma de suas mãos na altura de seus olhos e um cajado ou lança em outra mão.
São Longuinho é comumente invocado para encontrar objetos perdidos, com o costume popular de se dar três pulinhos após encontrar um objeto perdido como um ato de fé e ao mesmo tempo místico.
No Leste Europeu a festa de São Longuinho é celebrada em 16 de outubro. No Brasil e Espanha a comemoração ocorre em 15 de março.
ORAÇÃO
Glorioso São Longuinho, a ti suplicamos, cheios de confiança em sua intercessão. Sentimo-nos atraídos a ti por uma especial devoção, e sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus Nosso Senhor, se tu, tão amado por ele, nos fizer representar. Sua caridade, reflexo admirável, inclina-te a socorrer toda miséria, a consolar todo sofrimento, suprir toda necessidade em proveito de nossas almas, e assegurar cada vez mais nossa eterna salvação, com a prática de boas obras e imitação de suas virtudes! Amém

Eu sabia que ele existia!! XD

Um comentário:

  1. Adorei a história!
    Também não sabia que ele existia.
    Onde posso encontrar esta imagem que vc usou, tão bonitinha?
    Obrigada, abraços,
    cristiane

    ResponderExcluir

Comente! Ajude-me a ficar ainda melhor!